Sugestões de leitura em jornalismo

pag 1 - 2 - 3

por Prof Gerson Martins - www.gersonmartins.jor.br

  Livro : Teorias do Jornalismo
  Autor: Nelson Traquina
  Site :  
www.insular.com.br

Neste livro, ao responder à questão “o que é jornalismo?”, Nelson Traquina tentará responder a certas questões chaves que são essenciais para uma compreensão do jornalismo. O que é noticia ? O que são notícias? Por que as notícias são comosão? O que é ser jornalista numa democracia? O jornalismo é um “Quarto Poder”? um “contra-poder”? “um quarto do poder”? Como também ocorre no Brasil, o estudo do jornalismo e da mídia em Portugal inicia um processo de reflexão e de afirmação enquanto estudos científicos, competindo com disciplinas tradicionais das ciências sociais. O texto de Nelson Traquina apresenta os primeiros passos para a afirmação do jornalismo como campo de conhecimento.

 

  Livro : Modelos de Jornalismo Digital
  Autores: Marcos Palácio e Elias Machado
  Site :  
www.editoracalandra.com.br

A coletânea abriga 10 artigos de doutores, mestres e pesquisadores associados do Grupo de Pesquisa de Jornalismo On Line (GJOL) da UFBA e está dividida em duas partes: modelos teóricos e modelos de produção. Entre os temas abordados estão a função da memória no jornalismo digital, gestão de empresas jornalísticas no ciberespaço, gêneros e webdocumentário. Um dos destaques da obra é um artigo inédito da professora Carla Schwingel sobre o Panopticon – uma iniciativa pioneira de produto laboratorial que se transformou em uma eficiente ferramenta de publicação e gerenciamento de conteúdos.




  Livro : O Ciberespaço como fonte para os Jornalistas
  Autor: Elias Machado
  Site :  
www.editoracalandra.com.br

Este livro apresenta um guia comentado de fontes para jornalistas e pesquisadores. Com a autoridade de quem pesquisa jornalismo digital desde 1995 no Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line, o professor Elias Machado espera, com esta coletânea, oferecer subsídios para que o leitor possa perceber que, mais que uma ferramenta que otimiza o trabalho profissional, a tecnologia digital dá origem a um novo modelo econômico e a uma nova divisão social do trabalho. Segundo o professor Marcos Palácios (GJOL-UFBA), "Neste momento de crise do Ofício de Jornalista, o que este livro nos oferece são idéias. Não idéias pré-fabricadas, para imediata aplicação e satisfação garantida do usuário, mas idéias geratrizes, algumas vezes pouco ortodoxas, que convocam e arregimentam novas idéias, sugerem novos Modos de Ver. Há uma evidente relação entre Modos de Ver, Modos de Fazer e Modos de Usar. Sem que se ampliem os Modos de Ver, o Fazer e o Usar tendem a continuar ancorados às Artes do Passado. Este livro nos desafia a Refletir sobre tudo isto e muito mais, sem sugerir Consensos ou Palavras Finais. Este livro é um convite à Aventura da (re) Invenção do Fazer Jornalístico."


  Livro : Teorias do Jornalismo - vol. 2
  Autor: Nelson Traquina
  Site :
www.insular.com.br


Este trabalho persegue duas linhas de atuação: a consolidação teórica e a exploração teórica, mas esta última será a privilegiada. Através da consolidação da teoria, a intenção é testar as conclusões principais da já vasta literatura de "newsmaking" que se acumulou durante os últimos cinqüenta anos. Por exemplo, serão examinadas algumas questões básicas. Primeiro, serão as notícias "orientadas para o acontecimento", ao invés de "orientadas para o tema", como sugerem fortemente inúmeros estudos do jornalismo? Em segundo lugar, será a proximidade, seja ela geográfica ou cultural, um fator determinante nas seleções do que é ou não notícia? Em terceiro lugar, serão as notícias orientadas principalmente para as "fontes oficiais", com pouco espaço para as vozes alternativas na sociedade?



  Livro : Jornalismo na era virtual
  Autor: Bernardo Kucinski
  Site: www.editoraunesp.com.br

Livro que aborda temas como Ética, Práxis e Discurso, envolvendo, entre outros tópicos: ética jornalística, corrupção, internet, economia virtual, declínio e morte do jornalismo como vocação, paradoxos do jornalismo neoliberal, o jornalismo econômico na era neoliberal, a mentira e a imaginação no relato jornalístico. O autor, Prof. Bernardo Kucinski, graduado originalmente em física, que faz e ensina jornalismo por opção e com competência, com ampla experiência profissional relacionada à reflexão e à pesquisa, oferece essa coletânea importante, contendo nove ensaios escritos entre 1998 e 2004.


  Livro : Notícia, um produto à venda
  Autor: Cremilda Medina
  Site: www.summus.com.br


Este livro propõe um modelo de análise do fenômeno jornalístico que elucida vários aspectos do processamento da notícia. O tratamento das informações jornalísticas é abordado no próprio âmbito das redações, onde se cria e formula um produto para venda em banca: a notícia. O livro pode ser classificado como um dos pioneiros nos estudos de jornalismo. A professora da Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, Cremilda Medina, numa época em que havia uma concentração dos estudos de comunicação, faz uma reflexão sobre a produção jornalística nas sociedades urbanas e sobre a importância do jornalismo como forma para a urbanidade das pessoas.


  Livro : Teorias da Notícia e do Jornalismo
  Autor: Jorge Pedro de Sousa
  Site: www.unochapeco.edu.br/argos


Com o propósito de suprir a necessidade de recorrer às investigações na área de comunicação, Teorias da notícia e do jornalismo traz à tona a realidade, muito comentada e superficialmente criticada, do que é o Jornalismo. Tendo um texto intencionalmente pedagógico, este livro aborda formulações teóricas desde as primeiras hipóteses behavoristas e funcionalistas até as mais recentes teorias do agenda-setting, pretendendo dialogar com todos que se interessam pelos meios de comunicação. Dando ênfase ao questionamento das notícias, o autor assume posições pessoais e muitas vezes polêmicas, tornando o texto uma contribuição tanto para o jornalismo, como para os jornalistas. Este livro será tanto mais útil quanto mais contribuir para lançar luz sobre o jornalismo e os jornalistas. Se, além disso, este livro contribuir para que os jornalistas e os estudantes de jornalismo encontrem formas de superar os muito obstáculos que juncam o seu caminho, o esforço será ainda mais recompensado, resume o autor.
 

pag 1 - 2 - 3


Associação Brasileira de Escolas de Comunicação Social
Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, Bloco 2, Sala 14.

Cep 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo - SP
Tel.: (11) 3091-4369
Webmaster