Site da USP
PROLAM Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina Universidade de São Paulo
Fale conoscoFacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Linhas de Pesquisa

Sociedade, Economia e Estado

Estudo da formação social da América Latina, tendo em vista o desenvolvimento do capitalismo moderno; análise de sua transformação em virtude do processo contemporâneo de internacionalização e integração da economia mundial. Focaliza as relações entre as estruturas sócio-demográficas, econômicas e políticas a fim de detectar as transformações e os conflitos sociais contemporâneos, especialmente, nas diferentes dimensões do trabalho e na organização do espaço urbano. Estudo, de forma complementar e intrinsecamente associada, da reestruturação do Estado na região latino-americana, análise e avaliação dos novos formatos das políticas públicas, nacionais e internacionais, postas em prática.

Projetos de Pesquisa Vinculados

Mundialização, Trabalho e Políticas Públicas Análise das transformações do trabalho a partir do processo de acumulação contemporâneo e seus efeitos psico-sócio-econômicos e políticos sobre o coletivo social. Avaliação e formulação de políticas públicas adequadas à nova realidade e à cidadania. Argentina, Brasil e México são os países privilegiados como foco de análise. Urbanização, Metropolização e Gestão Urbana na América Latina  Análise dos processos de formação das metrópoles latino-americanas, das suas propostas e alternativas de gestão, especialmente a partir do processo de mundialização e da crise econômica dos anos 80, com as novas tendências de organização do espaço urbano e regional. Políticas Públicas no Campo de Trabalho, Educação e Saúde  Avaliar a mudança de concepção da política pública, novas regulamentações, implementação de programas e suas consequências na América Latina no campo do trabalho, educação e saúde.

Comunicação e Cultura

Estudo das teorias e dos processos de comunicação na região latino-americana, destacando-se os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais da integração. Estudo comparado da produção artística e do pensamento crítico sobre a arte e a cultura latino-americana do século XX, discutindo-se a produção das artes plásticas, música, cultura popular e de massa na formação da consciência da identidade cultural.

Projetos de Pesquisa Vinculados

Comunicação na América Latina

Análise dos processos de comunicação na região latino-americana e sua influência sobre os atores sociais e suas práticas políticas. Diferentes problemáticas latino-americanas são analisadas face a crise dos paradigmas científicos.  Produção Artística e Crítica Cultural na América Latina Estudo comparado da produção artística e do pensamento crítico da modernidade latino-americana, com o objetivo de discutir as contribuições da arte e da literatura para a formação da consciência sobre a identidade cultural.

Práticas Políticas e Relações Internacionais

Análise das ideologias, das relações políticas e das práticas comerciais internacionais dos países latino-americanos, relações bilaterais e multilaterais, com ênfase nos processos contemporâneos – políticos e econômicos – de integração.

Projetos de Pesquisa Vinculados

Relações e Práticas Políticas na América Latina Estudo das ideologias e práticas sócio-políticas que caracterizam a história latino-americana, desde a consolidação dos Estados Nacionais até a atualidade.  Relações Internacionais  Estudo teórico-prático dos processos econômicos de integração da América Latina e dos problemas ligados aos aspectos políticos institucionais como, por exemplo, ALCALC, ALADI, MERCOSUL, Pacto Andino, Bacia do Prata e Pacto Amazônico.

CompartilharCompartilhar no FacebookTweet about this on TwitterEnviar por e-mail